Alerta

Vídeo com 'Lula morto' usa imagens com caixão de Gal Costa

Petista está enfrentando onda de notícias falsas com seu nome

Internautas estão usando imagens do caixão de Gal para afirmar que trata-se do enterro de Lula
Internautas estão usando imagens do caixão de Gal para afirmar que trata-se do enterro de Lula |  Foto: Reprodução
 

Um vídeo que mostra o translado do caixão de Gal Costa em São Paulo está sendo usado como fake news contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso porque alguns internautas estão compartilhando a gravação e afirmando que, na verdade, quem está no caixão é o político. 

Nas imagens, são exibidas cenas do caixão da cantora saindo da casa onde ela morava, no dia 9 de novembro, onde a cantora morreu. O vídeo tem sido compartilhado como se fosse o corpo de Lula sendo transportado. Contudo, não passa de uma notícia falsa, já que o petista está trabalhando na transição de governo e se prepara para reassumir a Presidência 11 anos depois. 

Leia+: Morre Gal Costa, ícone da MPB, aos 77 anos

Leia+: Pabllo Vittar vai cantar na posse de Lula; veja a lista de artistas

Gal Costa morreu aos 77 anos e seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no dia 11 de novembro, em cerimônia pública. O enterro foi no mesmo dia, mas reservado para amigos e família. 

Fake news está sendo compartilhada nas redes
Fake news está sendo compartilhada nas redes |  Foto: Reprodução
  

Já Lula está em Brasília preparando sua transição de governo. Nesta quinta-feira (1°) ele se encontrou com representantes de centrais sindicais. Sua esposa, Janja, divulgou, recentemente, a lista de celebridades que vão fazer um show no dia 1° de janeiro, no dia da posse. Entre os listados estão Pabllo Vittar, Martinho da Vila e Chico César.

Desde que foi eleito, o petista vem enfrentando uma onda de fake news. Uma das que mais vêm circulando trata-se de uma teoria conspiratória de que Lula teria morrido e o fato estaria sendo escondido da imprensa.

< Após resultado desastroso na trend, David Brazil faz 'harmonização' Massacre em escolas do Espírito Santo lembra dor de tragédia no Rio <